8 de dezembro de 2015

Resenha: Eleanor & Park




Livro: Eleanor & Park
Autor: : Rainbow Rowell
Ano: 2014
Páginas: 328
Idioma: português
Editora: Novo Século








Sinopse: Eleanor &Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.




Essa é a história de dois adolescentes que não se encaixam muito bem: Eleanor é ruiva, cabelos cacheados, com problemas familiares e roupas velhas que não caem bem nela. Park é metade coreano, metade americano, com seus próprios problemas em casa, apesar da familia quase perfeita. Mesmo "imperfeitos" se aproximam e vivem um típico romance adolescente. O assunto em comum entre os dois giram em torno de HQs e músicas...

"Sempre que via Eleanor, ele não conseguia mais pensar em se afastar. Não conseguia pensar em mais nada. A não ser tocá-la. A não ser fazer qualquer coisa que pudesse ou tivesse de fazer para vê-la feliz.”

As questões familiares de Eleanor com o decorrer da história continua confusa principalmente pela "alienação" da mãe, com a filha mais velha Eleanor para os possíveis maus tratos do padrasto. Os capítulos, são divididos: Uma hora é contada por Eleanor outra hora é contada por Park e isso é algo que funciona deliciosamente bem... Saber a história nos dois pontos de vista diferentes da mais vivacidade a leitura.

“A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe. Toda vez que Eleanor ficava longe de Park, sentia sua perda.” 



Esse foi o meu primeiro contato com algum livro da autora Rainbow Rowell. É um livro muito fofo, com personagens encantadores, mas com vários espaços vazios que eu esperava que fossem trabalhados... Porém, é um romance adorável e eu recomendo a leitura.
 “A gente acha que abraçar uma pessoa com força vai trazê-la mais para perto. Pensamos que, se a abraçarmos com muita força, vamos senti-la, incorporada em nós, quando estivermos longe. Toda vez que Eleanor ficava longe de Park, sentia sua perda.” 

ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também :

4 comentários

  1. Estou com este livro parado aqui em casa, a sinopse não tinha me convencido a ler... Mas sua resenha me pegou. Vou ler!
    Depois comento o que achei...

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha... A forma que é narrado me lembrou "Por lugares Incríveis".
    Me deu vontade de ler...
    Seguindo!
    http://trairon.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro com certeza é um dos meus favoritos, mas de todos da Rainbow o meu preferido é Anexos, se ainda não leu fica a dica de um ótimo livro.
    Gostei muito da sua resenha, um beijo. ♥

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  4. Que resenha incrível! Li Anexos, estou com Fangirl em casa,mas sei que esse aí é o grande livrão de Rainbow. Seu jeito de resenhar me xonquistou totalmente. Estou doida pra ler agora. E para pensar: acho que essa narrativa dividida da RR deve ser uma característica que ela emprega em todos oa textos. Será? Em Anexos, a narração é dividida também e é maravilhoso de ler!

    Adorei Cami. Beijo.

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall