29 de abril de 2019

“Fernando Anitelli apresenta: O Teatro Magico – Voz e Violão”


Quando eu comecei a escrever na blogosfera (Inicio do ano 2000), eu conversava com freqüência com outras pessoas que também escreviam suas mazelas na blogs. Sou péssimas em datas. Mas, lembro que em 2003 conversavamos na internet pelo MSN Messenger*. Um certo dia, uma dessas blogueiras que eu conversava na época, a Lud de Osasco/SP e nos seu status sempre estava escrito assim Ana e o mar - Teatro Mágico... ♫ e sem querer ela apresentou-me umas 3ou9 musicas de uma banda um tanto diferente dos padrões musicais em que eu estava acostumada a ouvir. Artistas independentes, donos de uma música poética e com conteúdo, a trupe “O Teatro Mágico”.

***

Sábado, dia 27 de abril de 2019, Em Florianópolis na capital de Santa Catarina, a temperatura da cidade estava caindo gradativamente, com  uma chuva finininha... A Ilha da Mágia digo, Florianópolis, saturada de falta de cultura e bons shows… Naquela noite, recebeu Fernando Anitelli apresenta: O Teatro Magico – Voz e Violão.


A cidade onde moro, é a capital do estado de SC, mas, quando se procura “eventos culturais” na city… Aqui mais parece cidade do interior. Mãããsss a questão era que tinha um programa nostálgico e emocionante que eu sabia que eu ia me emocionar bastante rs, na minha querida cof, cof cidade, não podia pensar na possibilidade de não ir. 

O Centro Integrado de Cultura Professor Henrique da Silva Fontes (CIC) é um conjunto de edifícios onde se realizam diversas manifestações culturais, localizados em Florianópolis. Ao todo, perfaz uma área de 9 993 m/². É um dos teatros mais “chiques” aqui da região. O clima do show é clean e a roupa também tem que ter o mesmo clima sem o tênis surrado companheiro fiel de chalaças. O CIC é um teatro grande, comparados aos outros dois teatros mais novos da cidade. O ambiente é aconchegante e bem bacana para shows. Cheguei uns 30min antes no CIC para comprar ingresso (graças à falta de divulgação ainda tinha ingresso na hora…) as poltronas são numeradas. Então, não pode entrar e sentar na poltrona que quiser (Organização!).


Fernando Anitelli após 13 anos de estrada com O Teatro Magico e a companhia musical visita suas raízes, seus primeiros passos, dialoga com a atualidade e revela canções inéditas com um show mais intimista aproximando cada vez mais o artista com o seu publico. 

Confesso que, eu estava acostumada com a trupe do Teatro Magico que eu assistia no DVD... sendo essa a característica do projeto sempre ter sido marcada por suas apresentações que misturavam uma série de performances, tudo teve início no álbum solo de Anitelli (inspirado na leitura do livro “O Lobo da Estepe” de Herman Hesse) e em suas apresentações de voz e violão realizadas em diversos locais! Apesar disso... Acredito que, um teatro não suportaria um show que não fosse em um formato acústico.
“Gravamos o álbum inteiro na levada de voz e violão (sem metrônomo) e só no final resolvemos experimentar outros sons, vozes, instrumentos e ruídos! Fomos então para a segunda fase do projeto e convidamos mais de 25 pessoas para participarem dessa aventura! Saímos gravando tudo ao contrário! As peças tinham que se encaixar nas levadas e na essência da música! Posteriormente, quando pensamos no palco, inserimos outros instrumentos e modalidades artísticas para que pudéssemos conceber essa outra fase nas apresentações ao vivo!”
Quando o Fernando Anitelli começou a recitar os primeiros versos: Sem horas e sem dores/Respeitável público pagão/Bem-vindo ao Teatro Mágico/Sintaxe à vontade... Foi impossível de não lembrar da Milla com 17 aninhos ouvindo Teatro Mágico no disckmam sendo considerada uma adolescente super cooll. Chorei mexxxxmo sem vergonha nenhuma (no escuro ninguém poderia julgar as minhas lágrimas.).

Na medida que ele vai cantando um repertório de músicas inéditas e também cantará seus principais sucessos junto ao público. Ele falou de assuntos políticos sem cair na velha máxima "Ele não!" ou "Petralhas" de uma maneira sutil tipico de um artista que sabe tem o publico na mão. Que são raros!

Metade de mim
Agora é assim
De um lado a poesia, o verbo, a saudade
Do outro a luta, a força e a coragem pra chegar no fim
E o fim é belo incerto... Depende de como você vê
O novo, o credo, a fé que você deposita em você e só


Nas ultimas musicas ele perguntou para o publico se gostariam de levantar algumas pessoas (EU) levantaram-se e foram para perto do palco para cantar camarada D'Água e anjo mais velho... No final do show. Que ninguém queria que acabasse...  Nós cantamos anjo mais velho com Fernando Anitelli em cima do palco FOI MARAVILHOSO! E foi difícil não querer registrar.


As musicas do teatro mágico já fazem parte da tal memória afetiva (Fora as musicas mais novas) aquela guriazinha de 17 anos estava comigo e também faz parte de quem sou hoje... comprando a camiseta e o adesivo feliz da vida por estar vivendo TUDO aquilo...

O CD e o DVD eu já tinha só comprei a camiseta.
Esse foi o meu primeiro show , do segundo show da mesma na minha cidade ¬¬ Quem vai ao show do Teatro Mágico encontra a famosa barraquinha com a venda de produtos. CDs, DVDs, camisetas, chaveiros, materiais escolares, pijamas, fronhas....tudo que se possa imaginar e onde cabe a poesia de Fernando Anitelli está lá, à venda.

O adesivo esá na porta do meu quarto.
Na parte “camarim” que não teve, o Fernando Anitelli ficou conversando com o publico  que fez fila no “Hall” do teatro todo mundo queria; uma foto, um “oi, tudo bem!”, uma dedicatória no CD recém-comprado… O Fernando é um querido e deu um show de simpatia querendo saber se era a 1° vez que eu ia no show/ perguntando o que eu tinha achado do show naquele formato e assinando folhinhas aleatórias e o livreto do CD





*As ultimas fotografias foram registradas  por uma profissional que trabalha no teatro.


** MSN Messenger foi um programa de mensagens instantâneas criado pela Microsoft Corporation. O serviço nasceu a 22 de Julho de 1999, anunciando-se como um serviço que permitia falar com uma pessoa através de conversas instantâneas pela Internet.

*** Falei da Lud como se todo mundo aqui conhecesse... Ela foi uma das primeiras amigas virtuias nessa blogosfera quando tudo isso aqui ainda era mato hehehe. A Lud morava em Santos/SP e tinha um blog chamado Insanidades de uma Garotinha... que ja esta desativado.



Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais. 

26 comentários

  1. Nunca tinha ouvido falar do Teatro Magico, mas ela forma que você escreveu e a emoção que você passa, eu me sentir nostálgica e emocionada mesmo nunca tendo ouvido.
    É bem provável que agora eu procure pra ouvir. Beijos querida.

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Nada como deixar as lágrimas rolarem por felicidade, e o show vai ser sempre inesquecível para você. Não o conhecia, e fiquei bastante curiosa. e amei a camiseta.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar mas pareceu que foi especial para si e recordar o que levou-a a assitir à peça :)
    Acredite que será um momento emocionante que levará para a vida !
    Beijinhos querida :) :*


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar. Mas achei bem interessante a proposta dele, sendo sincera nunca nem tinha ouvido falar de um conserto desse estilo. E bom quando vemos que tem muito artistas que tentar criar algo novo para cativar o público. Eu já vou ouvir algumas musicas deles xD

    https://www.luartico.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, o teatro e a música... Sou suspeito para falar. Minha alma de artista aplaude euforicamente toda vez que vejo alguém fazer um post que valoriza e destaca a nossa cultura! Li esse com tanto prazer que, só quero registrar aqui um único pedido: Faz mais vezes? Vai mais vezes? E leva suas impressões ao mundo? Amei!

    ResponderExcluir
  6. Eu amo o Teatro Mágico. Estudei sobre eles no ensino médio, fomos numa apresentação do grupo e eu também me apresentei com uma música deles. São maravilhosos ♥

    ResponderExcluir
  7. Ana e o mar é uma das minhas músicas favoritas do Teatro Mágico. Ainda não tive a oportunidade de ver uma apresentação, mas deve ser uma experiencia incrível.

    ResponderExcluir
  8. Aahhhh, que delícia de post! Eu amo O Teatro Mágico, e já fui em dois shows deles, mas no formato convencional que você citou, com todas as peripécias de um espetáculo circense. Eu gosto muito do clima dos eventos deles.
    Foi muito ler e acompanhar sua experiência. De verdade. Eu sei como é realizar um sonho desses. Eu, por exemplo, fui sábado ao show dos Los Hermanos, e menina, eu pensei que isso não seria mais possível. Quem espera, sempre alcança...

    ResponderExcluir
  9. Adoro teatro, queria ter oportunidade de assistir a esse espetáculo

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Conheci bem recentemente o Teatro Mágico por meio de um desafio que participo um dos comentários que recebi indicavam uma música deles e eu achei bem bacana bem ao meu estilo.

    ResponderExcluir
  11. Eu adoooooooooooro Teatro mágico, conheci eles através daquelas recomendações que o spotify dá pra gente sabe?! A primeira musica que conheci é aquela "Quando se distrai" e eu amo muito forte a letra daquela musica!
    Adorei sua experiencia, queria muito ir num show deles!!! <3

    ResponderExcluir
  12. Conheço Teatro Mágico há uns anos já, e admiro muito o trabalho deles, apesar de não ser o estilo que eu gosto de escutar. Lembro que uma música que gostava muito era a Xaneu nº 5. Adorava a letra dela!
    Muito legal ver sua animação e empolgação com o show. São momentos incríveis, né?! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, eu não conhecia, mas a sua postagem foi tão íntima que pareceu que eu já conhecia! Me senti acolhida! De verdade. Amei a sua blusa (quero uma com essa frase!) e adorei o relato desse dia especial. Já quero conhecer mais! Obrigada por apresentar!!

    ResponderExcluir
  14. Que legal, moro perto de Floripa e não ouvi falar no evento, realmente é bem difícil esse tipo de eventos por aqui!

    ResponderExcluir
  15. Que momento mágico - sem trocadilhos! Você transpareceu toda a emoção nesse post, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  16. Nossa você tem blog a mais de 18 anos? Arrasou! Ainda não conhecia o Teatro Mágico, parece ser bem legal! Espero que você tenha se divertido muito! ❤

    ResponderExcluir
  17. Cara qe legal e que momento. Eu já ouvi falar dele várias vezes mais nunca fui a um show.
    Eu amei esse post pois você mostrou em palavras como foi.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Faz tempo que não vou em teatros. Sinto falta de ver as pessoas atuando, é algo tão lindo! ❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  19. OI,

    Ahhhhhhhhh, eu sou completamente apaixonada por O Teatro Mágico. Conheci através de um amigo há uns 7 anos e desde então não saiu da minha vida. Se tivesse a oportunidade de ir a um show deles iria pirar demais. E tu chegou pertinho do Fernando. Sonhooooooo! Amei o post e sua emoção transmitida através dele!

    beijos!

    ResponderExcluir
  20. Adoro O teatro mágico,sempre ouço notícias maravilhosas dele. Espero demais um dia poder contemplar ao vivo.

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Ah, gosto muito do Teatro Mágico. Meu sonho é ir num show deles. Tenho várias músicas no meu celular. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito das letras das músicas dO Teatro Mágico, algumas delas falam com a nossa alma, é sensacional. Legal ver a sua experiência.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  23. Nunca havia ouvido falar, mas depois de toda essa emoção que vc me passoj pelo seu post, me deu uma vontade enorme de procurar mais sobre

    ResponderExcluir
  24. oiii, tudo bem? Tenho um amigo que é mega fã do teatro mágico, eu até estava curiosa sobre e queria muito assistir a uma apresentação, mas infelizmente nunca veio a minha cidade.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  25. Que show mais incrível, espero conseguir ver o Teatro Mágico ainda ao vivo, gosto bastante.

    ResponderExcluir
  26. Olá! Eu já ouvi falar do Teatro Mágico, mas se ouvi músicas deles, eu não sei. Mas sua matéria me emocionou, porque vi também a Raíssa de 17 anos. Não pelo mesmo ídolo, mas pela experiência. Me deu uma sensação de nostalgia.
    O Fernando parece ser super simpático e querido, acho esse estilo de aproximação do público mt especial. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir

© Lado Milla
Maira Gall