10 de abril de 2019

Vinícola Campestre - Vacaria/RS


Fundada há meio século, a Vinícola Campestre é uma empresa familiar empenhada em elaborar vinhos, sucos, coolers e espumantes de qualidade diferenciada. Esta constante meta, nos faz aprender e respeitar cada vez mais a arte milenar de transformar o fruto em vida, pois o vinho é cultura, ciência e, é uma bebida que tem a magia de reunir pessoas, provocar conversas inteligentes e acima de tudo, cultivar amigos.

Métodos enológicos e tecnologia são nossos aliados na vinificação. Buscando cada vez mais satisfazer o consumidor com produtos naturais e com sabor e características da serra gaúcha. Nossos vinhos nos conduzem a diferentes emoções; olfato e paladar, delicados toques de frutas vermelhas, cassis, mel e flores. Toda esta arte de transformação, é uma declaração muito firme, de amor e respeito ao produto e aos apreciadores.

"A vida é curta demais para beber vinho de má qualidade." Hubrecht Dujker

“Projetar o futuro sem esquecer o passado”

Lembrar o tempo que passou, nos fortalece muito, é como uma árvore que com o passar dos anos, deixa raízes fortes e o tronco rígido para enfrentar as intempéries do futuro.

Lembrar do passado com saudades, com carinho e também com muito trabalho é importante, ver máquinas antigas manuais, ver a uva sendo descarregada em bigunchos, muitas vezes tocado a trator por não ter energia suficiente, empalhar os garrafões em trabalho manual, desde a colheita da vime até o cozimento e fazer a palha, para posteriormente distribuir entre as pessoas da comunidade, para que de forma artesanal pudessem colocar a palha ao redor dos garrafões.


Lembrar das pipas de madeira, dos masteis, das piletas, do primeiro suco de uva, do destilador para fazer álcool, tirar bagaço das pipas, engarrafar o vinho, colocar a rolha e o rótulo manualmente, colocar cera como lacre nos garrafões, carregar um caminhão de vinho para vender na fronteira ou em outros estados, e muitas vezes voltar com a metade da carga... quanto esforço e quanto prejuízo.

Safra da uva com chuva, certamente teríamos problemas de escoamento, estradas ruins, poucos caminhões as vezes, para uma safra grande. Muito sofrimento, mas sempre um sorriso estampado no rosto dos produtores, enfim, estavam vencendo mais um ano.


Lembrar do passado, nos dá segurança de poder ver um futuro breve ainda melhor, mas certamente não tão alegre como eram as safras do passado, sem internet, sem telefone, pouca energia elétrica, mas com muita alegria e criatividade. Os funcionários mais antigos lembram, os mais novos talvez sejam indiferentes, mas nós tivemos uma história, uma bonita história. Hoje é projetar o futuro com os pés no chão, juntos, com os colaboradores. Novos desafios, novos produtos, mas sempre mantendo o lado artesanal, com a modernidade, a honestidade, com a simplicidade e os princípios que sempre nortearam a Vinícola Campestre, e certamente serão o nosso horizonte...
João Carlos Zanotto
Diretor Proprietário


No início, quando tudo ainda era imaginário, o trabalho era feito de forma artesanal, desde a produção dos vinhos até o envase . O selamento sobre a rolha nos garrafões era feito com cera quente. O "engarrafamento" e a fábrica tinham seus expedientes onde hoje estão acomodados os setores administrativos e comercial da empresa.


Com o passar dos anos e a evolução natural, fruto de muito trabalho, a população de Campestre acompanhou o crescimento da empresa com certo espanto. Em meados dos anos 1980 quando do surgimento dos primeiros reservatórios externos em aço, o espanto foi ainda maior, mal imaginavam todos que aquele era um dos grandes impulsos que viriam ao longo dos anos.

Hoje a vinícola dispõe de aproximadamente 50 rótulos em seu mix de produtos.
 
Produtos de beleza com cheirinho de uva
Idéias para presentear na pascoá.


Uma cesta com vinhos e chocolates






Vinícola Campestre que visitei é na Unidade Vacaria/RS - Vinhos Finos localizado na BR 116 - Km 30 / nº 1410 CEP: 95205-000 CONTATO: (54) 3511.6050.

9 comentários

  1. Ah como eu amo um vinho. Ainda não conhecia esse lugar, mas pelo jeito deve ser incrível conhecer toda essa parte de produção e hoje, estou preferindo consumir produtos de "pequenos produtores".

    Inclusive, suas fotos ficaram ótimas.

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal! Parece um passeio ótimo .Eu já fiz esse tipo de passeio e amei!

    ResponderExcluir
  3. Eu AMO experimentar vinhos! Nunca fui de me interessar muito por vinhos.. até que fui em um passeio no Canada que ja estava incluso e me apaixonei. Agora sempre procuro! rs Suas fotos ficaram lindas, gostei mt!

    ResponderExcluir
  4. "Lembrar do passado, nos dá segurança de poder ver um futuro breve ainda melhor", que frase linda! O seu post ficou maravilhoso, parabéns! ❤❤❤

    ResponderExcluir
  5. Eu não bebo vinho mas admiro demais essa fabricação artesanal. É algo incrível de se ver. E a agricultura familiar deve ser valorizada. Amei esse texto com sentimento de saudade e enaltecendo esses momentos únicos da nossa vida. Parabéns!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
  6. As suas imagens ficaram maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  7. Deu uma água na boca só de ler a palavra vinho.. o passeio parece ser bem interessante, adoraria estar por ai admirando um bom vinho hahaha. E suas fotos ficaram muito boas.

    ResponderExcluir
  8. Que lugar bonito! Aqui em casa somos loucos por vinho e certeza será um lugar que iremos visitar em breve! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe já visitou essa vinícola, e quando ela voltou da viagem e me contou eu fiquei louca pra conhecer. Adorei o seu post! <3

    ResponderExcluir

© Lado Milla
Maira Gall