21 de outubro de 2020

Até a Página 100: A Pequena Sereia E O Reino Das Ilusões


Essa semana, eu comecei a ler A Pequena Sereia E O Reino Das Ilusões e ao chegar na página 100 eu resolvi escrever a Tag "Li Até a Página 100..." antes de escrever uma resenha mais elaborada do livro.
Li Até a Página 100 e... é uma tag criada pelo blog Eu leio, eu Conto e o objetivo é responder as perguntas sobre a sua leitura do momento, depois que chegar na página cem do livro. Descobri a tag através do blog Palácio dos Livros. Quem ai gostou da tag pode fazer também, mas sempre lembrando de creditar quem merece, claro.


Primeira frase da página: Você não está preparada, minha criança. Seja paciente. Sua hora irá chegar. 

Do que se trata o livro? Em seu aniversário de quinze anos, quando finalmente sobe à superfície para conhecer o mundo de cima, Gaia avista um rapaz em um naufrágio e se convence de que precisa conhecê-lo. Mas do que ela precisa abrir mão para transformar seu sonho em realidade. 

O que está achando até agora? As sereias são criadas desde muito pequenas para atingir um nível de perfeição que nunca é saciada aos olhos de uma sociedade patriarcal

A sociedade patriarcal, é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai (ou figura paterna) mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças. 

É difícil viver com julgamento do outro. Ler isso, foi completamente desconfortável. Senti um nó na garganta... (Spoiler) Um pai dizer que a filha esta engordando muito... E por isso o homem que ela iria se casar preferiu a sua irmã. (Spoiler)Sempre que eu leio um livro de "Conto de Fadas" eu lembro do livro A psicanálise dos contos de fadas que eu já deveria ter adquirido na época da graduação... Para entender toda a psiquê por traz dessas histórias. 

O que está achando do protagonista? Gaia, é uma Sereia prestes a completar 16 anos. muito tagarela e cheia de perguntas como qualquer menina dessa idade. O fascínio de Gaia com os humanos sempre foi comparado com o fascínio de sua mãe que sumiu no mundo sem ninguém saber o seu verdadeiro paradeiro. 

Vai continuar lendo? Sim! 

Melhor quote até a página 100: “- É seu pai que tem insistido em me chamar de “bruxa”. Este é simplesmente um termo que os homens dão as mulheres que não tem medo deles, as mulheres que se recusam a submissão.”.




Ah, não deixe de me acompanhar nas Redes Sociais.
Estarei tagarelando por lá também!

8 comentários

  1. Olá!
    Ainda não conhecia essa tag. Achei válida como uma espécie de acompanhamento de leitura, ajuda a organizar as ideias até determinado ponto, principalmente em livros mais longos, alterando o número de páginas lidas até então.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Essa tag é muito legal. Já a vi algumas vezes (e inclusive tenho que fazer um dia!) e sempre curti, pois dá pra você já ter uma noção do que se trata a história, como foi o caso aqui.
    Caramba, que pai nojento dessa sereia :( Torcendo pra que ele se ferre! Essa história parece ser meio "pesadinha", como os bons e velhos contos de fadas em suas versões originais (não no mesmo sentido, mas...)
    Amei o post e espero que a leitura seja boa até o fim.

    Beijinhos e bom final de semana.
    Isabelle
    https://lendocomosgatos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que ouvi falar desse livro não me interessei muito porque em geral essas releituras de contos de fadas não me agradam. Mas depois de ler algumas resenhas, essa leitura acabou chamando minha atenção. Foi para minha lista de leitura, mas como se trata de uma lista infinita, esse título ficou perdido por lá. Mas seu post aguçou minha curiosidade de novo!

    ResponderExcluir
  4. Oii! Tudo bem?
    Menina, sou doida nesse livro e gosto bastante dessa tag. Nunca a fiz no blog, apenas no instagram, mas super tenho vontade de a responder tanto no cafecomleitura.com quanto no meu canal. Gosto de tags assim, simples de se responder! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu preciso dessa edição da pequena sereia, assim como lê-la. Parece estar incrível e repleto de emoções.

    ResponderExcluir
  6. Que interessante essa tag, com ela podemos ter ideia do que se trata a leitura, mesmo não tendo lido o livro todo. Gosto muito de releituras de contos de fadas e esse com certeza vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a TAG! <3 O livro parece ser muito legal.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Interessante essa tag, mas na verdade é quase como um questionário ou entrevista. Eu comprei esse livro para a namorada nesses descontos da Submarino de 30% e pretendo ler tbm! Heheheh
    Abraço!

    ResponderExcluir

➤ Todos os comentários são moderados.
➤ Comentários rasos e sem sentido não serão aceitos: Nem respondidos e muito menos retribuídos.
➤ Se você NÃO leu o post ou o assunto NÃO te interessa, NÃO COMENTA!
➤ A você que leu o post e vai fazer um comentário pertinente ao assunto, meu muito obrigada.
O mais breve possível passarei em seu blog para retribuir o carinho.

© Lado Milla
Maira Gall